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sexta-feira, 12 de outubro de 2012

OUTUBRO ROSA E O EXERCÍCIO FÍSICO





Movimento na filosofia clássica é tratado como “mudança na realidade” e na biologia movimento significa “vida” e a inatividade tem sinônimo de “morte”.
Apesar do progresso no mundo moderno na derrocada de preconceitos, ainda convivemos com alguns parâmetros sociais que merecem ser discutidos. O corpo humano desde a concepção já se mantêm ativo e o objetivo deste artigo é mostrar a importância dos exercícios físicos para as mulheres, pois ainda notamos que por diversos princípios as meninas não correm, não são adeptas aos esportes, como são os meninos.
Após avaliação médica e com orientação de Professor de Educação Física os exercícios físicos são indicados, sempre respeitando o desenvolvimento gradual e respectivas faixas etárias.
Para a infância é conveniente exercícios onde o lúdico prevaleça.
Na adolescência, acatando-se as habilidades, esportes de competição e cooperação, tanto coletivos como individuais podem ser introduzidos.
Exercícios de resistência são indicados para mulheres que já alcançaram a maior idade e familiarizadas com treinamento, exercícios estes, que fortalecem braços, pernas, parte dorsal e lombar.
Na 3ª idade, principalmente os exercícios aeróbicos (andar, correr, hidroginástica) são indicados, pois trabalhos científicos e a Organização Mundial de Saúde destacam a importância da autonomia e da capacidade funcional dos indivíduos.
Vamos reprisar aqui parte de artigo anterior para uma melhor orientação

“Qualidade de Vida e Exercícios Físicos



ATIVIDADE FÍSICA deve ser praticada em qualquer estação do ano visando uma melhor qualidade de vida. Antes de iniciar qualquer programa de Exercícios Físicos, providenciar liberação médica.
         O exercício físico deve ser executado em locais arejados, evitando-se horário de sol intenso, sendo que os uniformes precisam ser confortáveis, de preferência nas cores claras para menor absorção dos raios solares. O tênis também é fator primordial não devendo ser apertado acarretando desconforto. Evitar pisos acidentados, pois podem causar desequilíbrios e lesões motivadas com a irregularidade das pisadas. Não esquecer uma boa hidratação antes, durante e depois dos exercícios, pois a água é importante regulador da temperatura corporal.
         Evitar fumo, bebidas alcoólicas, buscar uma alimentação saudável e horas regulares de sono.
Relevante o acompanhamento de um Educador Físico na prescrição de exercícios adequados.

Aproveitando “Outubro Rosa” convido as mulheres à pratica de exercícios físicos.



Esse artigo tem cunho informativo, em sendo assim reiteramos a necessidade de acompanhamento médico e de nutricionista
Os exercícios físicos devem ser supervisionados por Educador Físico



 
Sidney Santos - Professor Educação Física 
 Bacharel  Treinamento Desportivo p/ Universidade Metropolitana de Santos 
Faculdade de Educação Física de Santos


  Especialista em Futsal Professor integrante do Projeto Educação pelo Esporte - Santos/SP
Autor integrante da 1ª Antologia de Poetas - Casa do Poeta Brasileiro PG/SP- Editora Folha da Baixada - Apoio Universidade Santa Cecília
ISBN 978-85-62497-04-09 - Poesia brasileira - Coletâneas.
Antologia CAPPAZ - Interfaces de Amor e Paz
Editora Grafit Ltda.
ISBN 978-85-62689-33-8
Literatura brasileira; Poesia; Antologia.
Calendário Poético 2009 - Cabeça Ativa Produções Culturais
Cronista integrante da Colectânea Corda Bamba - Editora Pastelaria Studios-
ISBN 9789899759053
Lisboa- Portugal
2012
Compositor Samba-enredo da Banda da Liberdade - Santos/SP
"Tema do Benito" - Carnaval 2012
Poeta participante do Projeto Nova Coletânea - Antologia “Cumplicidade das letras” - 2012 - Autores Contemporâneos
Equipe 4Corredores - Associação
Corredor 10 Km e Meia Maratona

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